quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A FÉ VERDADEIRA



IGREJA DE CRISTO DEUS É LUZ – 28/07/2013
TEMA: A FÉ VERDADEIRA
TEXTO: HEBREUS 11.1-6
INTRODUÇÃO
Este capítulo trata da visão e da perseverança da fé. Ele nos apresenta homens e mulheres do Antigo Testamento que tinham perfeita visão espiritual e que suportaram grande vergonha e sofrimento em vez de renunciar a própria fé.
Esse muito conhecido sermão sobre homens e mulheres fiéis do Antigo Testamento começa e termina com comentários que alertam os leitores para um aspecto específico de fé no Antigo Testamento: a certeza de receber o que Deus prometeu, mas que ainda não veio.
I. FÉ DEFINIDA – HB. 11.1-3
1. A verdadeira fé é a confiança na fidelidade de Deus. É a convicção de que Deus diz a verdade e que acontecerá o que Ele promete – v.1.
A fé deve ter como fundamento alguma revelação de Deus, alguma promessa de Deus. Não é um tatear no escuro.
Somente através da fé verdadeira conseguimos ver o futuro no que se refere a receber as promessas de Deus.
A fé é a certeza daquilo que não enxergamos. Não é certeza do desconhecido, mas do invisível.
Para que a nossa fé seja autêntica, ela precisa estar baseada naquilo que Deus revelou em sua palavra e, tendo certeza de tais coisas reveladas, as levamos em conta nos nossos pensamentos, palavras e ações.
A verdadeira fé está fundamentada na inabalável palavra de Deus. Deus falou e eu creio naquilo que Ele diz.
O salmo 33.9 diz: “Pois Ele falou, e tudo se fez; Ele ordenou, e tudo passou a existir”.
2. A verdadeira fé recebe aprovação divina – v.2.
Deus declarou os heróis da fé, que estão relacionados em hebreus 11, justos por causa da fé que demonstraram.
Esses homens, apesar das ilusões desse mundo, apesar de em muitos momentos olharem para as coisas passageiras, oferecidas pelo que é visível, se apegaram ao invisível.
Por que eles fizeram essa escolha? Porque confiaram naquEle que fez a promessa. Por que confiaram? Porque sabiam que aquEle que fez a promessa (Deus) é fiel.
3. A verdadeira fé compreende que Deus criou o universo a partir de algo que não podia ser visto – v.3.
Deus falou e a matéria foi criada. Isso concorda perfeitamente com a descoberta do homem de que a matéria é energia em essência.
Quando Deus falou, houve um fluxo de energia em formas de ondas sonoras. Elas foram transformadas em matéria, e o mundo passou a existir.
A energia é invisível a olho nu, assim como os átomos, as moléculas e os gases, mas quando eles são combinados se tornam visíveis.
Talvez hoje você não consiga ver as promessas de Deus para sua vida, mas quando Ele combinar os elementos necessários, elas serão uma realidade.
II. DOIS EXEMPLOS DE FÉ DO ANTIGO TESTAMENTO – HB. 11.4-6
1. Abel nos ensina que a verdadeira fé produz uma oferta sacrificial – v.4.
Não podemos deixar de notar que o autor da carta aos Hebreus deixou de fora do registro dos heróis da fé Adão e Eva.
Eles foram deixados de fora da galeria dos heróis da fé porque decidiram confiar nas palavras de satanás e não nas promessas de Deus.
Abel revelou fé ao se aproximar de Deus com sangue de um sacrifício. Caim se aproximou de Deus com um sacrifício de vegetais ou frutos e, portanto, sem sangue.
Abel figura a verdade da salvação pela graça por meio da fé. Caim ilustra a inútil tentativa do homem de salvar a si mesmo pelas boas obras.
George Cutting destaca que “não foi a excelência pessoal de Abel que Deus olhou ao considerá-lo justo, mas a excelência do sacrifício que ele trouxe e a fé nEle”.
Ninguém é justificado por causa do seu bom caráter ou boas obras, mas apenas por causa da excelência do sacrifício de Cristo e o fato de o aceitarmos.
William Macdonald diz no seu comentário do Novo Testamento que Abel foi morto por Caim porque a lei odeia a graça.
O homem que se acha justo odeia a verdade de que ele não pode se salvar e que deve se lançar ao amor e à misericórdia de Deus.
2. Enoque nos ensina que a verdadeira fé é recompensada conforme a promessa de Deus – v. 5.
Em algum momento da sua caminhada, Enoque deve ter recebido uma promessa de Deus de que iria para o céu sem morrer.
Deus fez uma promessa a Enoque e ele creu. Ele caminhou com o Deus invisível aos olhos naturais, mas vendo-o pelos olhos fé confiou e recebeu a promessa.
3. Enoque nos ensina que sem a verdadeira fé é impossível agradar a Deus – v.6.
Mas uma vez cito William Macdonald: “Nenhuma quantidade de boas obras pode compensar a falta de fé. Depois que tudo é dito e feito, o homem que se recusa a acreditar em Deus o chama de mentiroso”.  
Em sua primeira carta, cap. 5.10, o apóstolo João diz: “Aquele que crê no Filho de Deus tem, em si, o testemunho. Aquele que não dá crédito a Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca do seu Filho”.



CONCLUSÃO
A fé é uma necessidade absoluta para compreender as coisas pelas quais nós deveremos esperar, para entender que Deus existe, é o criador de tudo e para oferecer a Ele uma adoração aceitável.

PR. MÁRCIO LOPES

Nenhum comentário:

Postar um comentário