segunda-feira, 28 de outubro de 2013

NOVOS APÓSTOLOS



Quando o Senhor Jesus esteve presente entre nós no seu primeiro advento, dentre seus muitos seguidores, Cristo escolheu apenas doze (12), os quais constituiu “apóstolos”. A palavra grega apóstolos significa “enviado”. Esses doze (contando com Matias), junto com o apóstolo Paulo, chamado posteriormente, como ele mesmo disse: “nascido fora de Tempo” foram os únicos e verdadeiros apóstolos de Cristo, de acordo com o texto bíblico.

O grande João Calvino comentando Romanos 1.1 disse:

“Paulo é servo de Jesus Cristo, como a maioria, e apóstolo por vocação de Deus, e não por atrevida usurpação”.

Segundo William Hendriksen, Paulo é investido com a autoridade daquele que o enviou, e essa autoridade diz respeito tanto à doutrina quanto à vida.

Esses homens não se tornaram apóstolos com base na presunção e no egoísmo humano, mas por causa do chamado divino.

No livro de Atos, Pedro deixa bem claro o que é necessário para ser um Apóstolo de Cristo:

Portanto, é necessário que escolhamos um dos homens que estiveram conosco durante todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu entre nós, desde o batismo de João até o dia em que Jesus foi elevado dentre nós às alturas. É preciso que um deles seja conosco testemunha de sua ressurreição. Então indicaram dois nomes: José, chamado Barsabás, também conhecido como Justo, e Matias. Depois oraram: ‘Senhor, tu conheces o coração de todos. Mostra-nos qual destes dois tens escolhido para assumir este ministério apostólico que Judas abandonou, indo para o lugar que lhe era devido’. Então tiraram sortes, e a sorte caiu sobre Matias; assim, ele foi acrescentado aos onze apóstolos”. Atos 1:21-26.

Resumindo o texto acima, os pré-requisitos para ser um apóstolo são: ter estado com Jesus e com seus discípulos desde o batismo e ter sido testemunha ocular da ressurreição de Jesus.

Não podemos deixar de observar no texto bíblico que a escolha foi colocada sob a autoridade de Jesus.

Os critérios acima mencionados são bem diferentes dos usados hoje pelos que se denominam apóstolos. Alguns destes, ainda estão transformando as igrejas em verdadeiras sinagogas judaicas e trazendo de volta o culto judaico com seu ritualismo, festas e cerimônias, o que foi combatido no período apostólico.

Até poderíamos usar o termo apóstolo para aqueles que são enviados ao campo missionário, ainda assim, eles não seriam apóstolos de Cristo, mas da igreja que os enviou.


PR. MÁRCIO LOPES

Nenhum comentário:

Postar um comentário