sexta-feira, 25 de outubro de 2013

DEUS É FIEL E IMUTÁVEL



Segundo John Macarthur, em nossos dias, estamos bem longe de confiar em alguém. As pessoas estão aprendendo a não confiar em ninguém, senão em si mesmas, percebendo por experiência própria, que a confiança é uma virtude enganosa. As promessas geralmente significam pouco ou nada, e a mentira tem se tornado comum em nossa sociedade.

Mas a palavra de Deus nos ensina que podemos confiar nEle. Ela nos garante que Ele é totalmente confiável porque não muda, permanece o mesmo, não há a menor possibilidade de variação em Deus.

A própria palavra de Deus diz: Assim diz o Senhor: “Maldito o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor” (Jr 17.5).

Deus é uma pessoa em quem podemos confiar sem reservas, porque Ele é fiel. Deus nunca mente.

O apóstolo Paulo escrevendo a Tito diz: “Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade; fé e conhecimento que se fundamenta na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos” (Tito 1.1-2).

Deus é fiel:

1. Na sua aliança

“Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos” (Dt. 7.9).

2. Nas suas promessas

“Enquanto durar a terra, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite” (Gn 8.22).

3. Na correção dos seus filhos

“Pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho” (Hb 12.6).

“Sei, Senhor, que as tuas ordenanças são justas, e que por tua fidelidade me castigaste” (Sl 119.75).

4. No socorro dos seus servos

“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar” (1Co 10.13).

A fidelidade de Deus está entrelaçada com seu caráter imutável.

No livro do profeta Malaquias, Deus disse acerca de Si mesmo: “Porque eu, o Senhor, não mudo” (3.6).

Tiago diz: E nEle (no Senhor) “não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tiago 1.17).

O fato de Deus ser imutável em seu ser nos dá uma segurança profunda no seu caráter, uma certeza inquestionável de que tudo o que Ele decretou na eternidade irá acontecer.

Deus é imutável:

1. Nos seus decretos

“Mas se ele resolveu alguma coisa, quem pode dissuadir? O que ele deseja, isso fará. Pois ele cumprirá o que está ordenado a meu respeito, e muitas coisas como estas ainda tem consigo” (Jó 23.13-14).

“Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado” (Jó 42.2).
“Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do Senhor permanecerá” (Pv 19.21).

2. Nas suas promessas

“Se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar a si mesmo” (2Tm 2.13).

3. Nos seus atributos

a. Amor

“O Senhor lhe apareceu no passado, dizendo: Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atraí” (Jr 31.3).

b. Verdade

“A tua palavra, Senhor, para sempre está firmada nos céus” (Sl 119.89).

c. Misericórdia

“Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos” (Ml 3.6).

“Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis” (Lm 3.22).

4. Na concessão dos seus dons

Por ser fiel, Deus não muda aquilo que concedeu.

“Pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis” (Rm 11.29 cf. Tg 1.17).

O Deus das escrituras é totalmente confiável e imutável, por isso, devemos confiar inteiramente nEle.

O Salmista diz: “Entrega teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará” (Sl 37.5).
Caro irmão, que você possa confiar inteiramente no Deus que se revelou na criação, na história, nas Escrituras e, de forma perfeita, em nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.


PR. MÁRCIO LOPES

Nenhum comentário:

Postar um comentário