quarta-feira, 23 de outubro de 2013

APRENDENDO COM AS TENTAÇÕES DE JESUS



IGREJA DE CRISTO DEUS É LUZ – 22/09/2013
TEMA: APRENDENDO COM AS TENTAÇÕES DE JESUS
TEXTO: LUCAS 4.1-13
INTRODUÇÃO
1. A experiência do batismo, que confirma a missão e a posição de Messias de Jesus, é seguida imediatamente pela experiência da tentação no deserto;
2. Jesus foi duramente tentado por quarenta dias, sozinho no deserto da Judeia. Nessa ocasião, como em todos os outros aspectos de sua vida, ele superou a adversidade.
3. Jesus não sucumbiu à tentação. Contudo, ele experimentou plenamente, de uma forma ou de outra, toda tentação conhecida pela humanidade.
A tentação por parte do diabo é uma realidade constante. Depois de tentar Jesus no deserto, Satanás desistiu, mas apenas temporariamente.
I. SATANÁS SUGERIU QUE CRISTO DEVERIA USAR SEU PODER SOBRENATURAL PARA A SATISFAÇÃO DE SUAS NECESSIDADES PURAMENTE MATERIAIS AO TRANSFORMAR PEDRAS EM PÃO – 4.3-4.
1. Satanás sugeriu que Cristo deveria verificar sua filiação;
2. Satanás sugeriu que Cristo deveria usar seu poder divino para satisfazer a fome;
3. Satanás sugeriu que Cristo deveria pegar o caminho mais atraente, ou seja, usar o poder divino do qual ele havia aberto mão em sua humilhação humana;
4. Cristo demonstrou a Satanás que mais importante que a satisfação do apetite pessoal é obedecer à palavra de Deus (Dt.8.3).
John Nelson Darby disse: “Uma simples citação silencia quando usada no poder do Espírito. O segredo total de força no conflito é o uso da palavra de Deus da maneira certa”.
II. SATANÁS SUGERIU QUE CRISTO DEVERIA CONQUISTAR O CORAÇÃO DOS HOMENS POR MEIO DE CONCESSÕES, AO FAZER UM ACORDO COM O ADVERSÁRIO – 4.5-8.
1. Satanás sugeriu caminhos mais fáceis de conquistar o coração dos homens e de cumprir sua missão do que o caminho da cruz que estava diante dele;
2. Cristo escolheu o caminho da humildade, não aquele da glória terrestre;
3. Cristo escolheu o caminho da cruz, não uma coroa terrestre;
4. Cristo demonstrou a Satanás, através da palavra de Deus, que adoração pertence somente a Deus (Dt 6.13).
Russell Shedd disse: O poder e as armas para combater o nosso inimigo vêm do Espírito e da Palavra de Deus.
III. SATANÁS SUREGIU QUE CRISTO DEVERIA TESTAR O PODER E A DISPOSIÇÃO DE DEUS PARA PROTEGÊ-LO – 4.9-12.
1. Satanás estava tentando Jesus para que tentasse a fidelidade de Deus e atraísse de modo admirável a atenção do público;
2. Cristo ensinou que somente a pessoa tentada pode realizar o ator errado (joga-te daqui para baixo). O maligno nesta ocasião cita a Escritura (Sl 91.11-12);
3. Cristo demonstrou a Satanás que não cabe ao homem submeter Deus ao teste, nem sequer quando o homem é o próprio Filho de Deus encarnado (Dt 6.16).
CONCLUSÃO
1. Jesus não aceitou a sugestão de Satanás (de usar seu poder) para satisfação pessoal de suas necessidades materiais;
2. Jesus não aceito sugestão de Satanás (de fazer um acordo com ele) para conquista o coração dos homens;
3. Jesus não aceitou a sugestão de Satanás (de colocar Deus a prova) para testar o poder e a disposição de Deus para protegê-lo.

PR. MÁRCIO LOPES



Nenhum comentário:

Postar um comentário