quarta-feira, 23 de outubro de 2013

AS TEMPESTADES DA VIDA



IGREJA DE CRISTO DEUS É LUZ – 29/09/2013
TEMA: AS TEMPESTADES DA VIDA
TEXTO: MATEUS 14: 22-36
INTRODUÇÃO
Este mundo muitas vezes é um vale de lágrimas. Ninguém vive plenamente feliz. Todos nós sofremos em um dado momento da vida, ninguém está livre do sofrimento.
O único meio de suportar as agruras da vida consiste na compreensão das três seguintes verdades:
I – AS TEMPESTADES DA VIDA SÃO INEVITÁVEIS – 14.22-24.
1. Elas vêm sobre todos, bons e maus.
2. Outras chegam devido às escolhas erradas que fazemos.
3. Muitas são consequências do pecado.
4. Exemplos dos que enfrentaram tempestades: Jesus, os discípulos, João Batista, Paulo, Elias, Davi, Abraão, Jacó.
5. Alguns pensam que quando passamos por tempestades é sinal de que Deus não está conosco. Isso é engano.
a) Jó e sua provação. Jó 1: 8.
“Disse então o Senhor a Satanás: ‘Reparou em meu servo Jó’? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal”.
b) José no Egito. Gn. 39: 2, 21, 23.
“O Senhor estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio”.
“mas o Senhor estava com ele e o tratou com bondade, concedendo-lhe a simpatia do carcereiro”.
“O carcereiro não se preocupava com nada do que estava a cargo de José, porque o Senhor estava com José e lhe concedia bom êxito em tudo o que realizava”.
II – NAS TEMPESTADES DA VIDA JESUS ESTÁ AO NOSSO LADO – 14.25-31.
Jesus ordenou a seus discípulos se dirigirem para o outro lado e ele foi orar. Nesse ínterim veio a tempestade, mas Jesus viu tudo.
1.      Jesus vê tudo. – Os israelitas no Egito - Êx. 3: 7-10.
“Disse o Senhor: De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, e também tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo”.
“Por isso desci para livrá-lo das mãos dos egípcios e tirá-los daqui para uma terra boa e vasta, onde manam leite e mel: a terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus”.
“Pois agora o clamor dos israelitas chegou a mim, e tenho visto como os egípcios os oprimem”.
2. Jesus sabe tudo quanto se passa neste mundo com Seus filhos.
3. Jesus está ao nosso lado nas provações - Mat. 28: 20.
“ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.
a)      Os três companheiros de Daniel - Dn. 3: 24-25.
“Mas, logo depois o rei Nabucodonosor, alarmado, levantou-se e perguntou aos seus conselheiros: ‘Não foram três homens amarrados que nós atiramos no fogo? ‘Eles responderam: ‘Sim, ó rei”.
“E o rei exclamou: Olhem! Estou vendo quatro homens, desamarrados e ilesos, andando pelo fogo, e o quarto se parece com um filho dos deuses”.
III – AS TEMPESTADES DA VIDA MUITAS VEZES SÃO BÊNÇÃOS – 14.32-36.
1.      São meios de que Deus Se serve para nos atrair para perto dEle – Sl. 119: 67, 71.
“Antes de ser castigado, eu andava desviado, mas agora obedeço à tua palavra”.
“Foi bom para mim ter sido castigado, para que aprendesse os teus decretos”.
a.) Se tudo nos corresse bem, nós nos esqueceríamos de Deus.
Exemplo: o rico louco – Lc. 12: 13-21; e o jovem rico – Mt. 10:17-22.
2. As tempestades podem ser bênçãos não só para nós como para os outros.
Exemplo: Lázaro – Jo. 11; Estevão – Atos. Cap. 7.
3. Devemos receber as tempestades da vida com resignação (ausência de revolta perante a dor) Rom. 8:28.
“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”.
4. A nossa atitude diante das tempestades deve ser de confiança - Luc. 22: 42.
“Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua”.


PR. MÁRCIO LOPES

Nenhum comentário:

Postar um comentário