sábado, 26 de outubro de 2013

A QUEDA E A REDENÇÃO



Quando Deus criou o homem, fez a sua imagem e semelhança e deu-lhe a ordem para dominar sobre toda a criação (Gn 1.26-27). Isso significa que o homem, como Deus, tem personalidade, inteligência, sentimento e vontade. Também fica bem claro no texto acima que a imagem estava intimamente ligada à tarefa de governar “Tenha ele domínio sobre...”.

É bastante claro no relato bíblico que havia uma hierarquia estabelecida: Deus, o homem (humanidade), os anjos e, por fim, todos os outros seres. A serpente, que, de acordo com Apocalipse 12.9, é Satanás, não ficou satisfeita com essa escala de governo designada por Deus. Por causa desse sistema de governo e de forma não relatada pelo texto bíblico, Satanás tentou usurpar o trono de Deus, mas não teve êxito e foi expulso do seu lugar de origem. Por não ter conseguido subir a um lugar que pertence somente a Deus, o “anjo” investiu contra o homem, segundo lugar na hierarquia divina.

No grande cenário da queda, três personagens se destacam: A serpente, a mulher e o homem, exatamente nessa sequência, fazendo uma ruptura na liderança estabelecida por Deus. Satanás consegue atingir o coração da mulher, que em seguida consegue convencer àquele que deveria liderar e tomar decisões.

Na primeira cena do drama da queda (Gn 3.1-8) houve uma inversão daquilo determinado no início. Na segunda cena (Gn 3.9-13), acontece uma espécie de tribunal divino, onde seguindo a hierarquia original, Deus interroga primeiro o homem, o cabeça. Este, em sua defesa, transfere a culpa que deveria assumir para a mulher, que seguindo a mesma lógica do marido transfere para serpente. Na terceira cena (Gn 3.14-19), o veredito de Deus é conhecido pelas três personagens envolvidas no drama da queda, repetindo-se a ordem da primeira cena, ou seja, a serpente, a mulher e o homem.

O retorno à sequência da primeira cena nos faz perceber que a insubordinação foi a causa do pecado. Segundo tal sequência, Deus exerce seu julgamento.

O homem fracassou como representante da imagem (governo) de Deus, levando sobre si as consequências desse pecado. A mulher também foi responsabilizada por usurpar a autoridade do homem. A serpente recebe uma condenação eterna, sem chance de voltar ao seu lugar de origem.

Dentro do drama da queda, Deus fez uma promessa de redenção (Gn 3.15) por meio da semente da mulher, que esmagaria definitivamente a cabeça da serpente. Essa promessa teve cumprimento em Jesus Cristo.



"Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo" (1Coríntios 15:22).



PR. MÁRCIO LOPES

Nenhum comentário:

Postar um comentário