quarta-feira, 23 de outubro de 2013

PADRÃO DE DEUS PARA RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS



IGREJA DE CRISTO DEUS É LUZ – 17/02/13
TEMA: O PADRÃO DE DEUS PARA RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS
TEXTO: COLOSSENSES 3.18 - 21
INTRODUÇÃO
Deus considera o lar uma força de importância vital na vida cristã. A unidade da família foi projetada por Deus para a preservação de muita coisa valiosa nesta vida.
À medida que cada vez menos atenção é dada ao lar, a civilização se deteriora.
Deus ordenou que o lar fosse um ambiente para o desenvolvimento de qualidades espirituais, de maneira que o caráter seja formado e provado no lar, e do lar venham as qualidades apropriadas para a liderança da igreja.
Para que isso aconteça, Deus estabeleceu padrões pelos quais os relacionamentos devem ser desenvolvidos.
Na mensagem de hoje, quero trabalhar o padrão de Deus para o relacionamento conjugal e o relacionamento dos filhos.
I. O PADRÃO DE DEUS PARA O RELACIONAMENTO CONJUGAL – 3.18-19
1. O padrão de Deus para a esposa
a. A submissão da esposa ao marido é uma ordem divina – v. 18a
Submissão não implica inferioridade: o Senhor Jesus é submisso a Deus Pai, porém em nada é inferior ao Pai. Tampouco é a mulher inferior ao marido.
O Dr. Russel Shedd entende que a submissão da esposa ao marido é uma atitude de respeito e valorização do marido, que redunda num desejo natural de servi-lo, apoiá-lo e obedecer-lhe.


b. A submissão da esposa ao marido é uma atitude espiritual – v. 18b
Ralph Martin diz que a obediência a uma pessoa na sua hierarquia de importância é reflexo de um ato primário de obediência ao Senhor celestial, Cristo.
O apóstolo Paulo ensina que a submissão da esposa ao marido segue o mesmo padrão de submissão que a igreja devota a Cristo.
c. A submissão da esposa ao marido não é absoluta – v. 18
Em nenhuma parte do texto o apóstolo Paulo diz que a mulher deve obediência irrestrita ao marido.
O reverendo Hernandes Dias Lopes diz que a mulher deve ser submissa ao marido até o ponto em que não seja forçada ou constrangida a transgredir a Palavra de Deus.
2. O padrão de Deus para o esposo
a. O marido deve obedecer o mandamento do Senhor e amar sua esposa - 19a
O apóstolo Paulo ensina que o amor do marido pela esposa segue o mesmo padrão do amor de Cristo pela igreja.
O texto do cap. 5.25 da epístola aos Efésios diz: Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.
Paulo mostra aqui que não se trata de submissão unilateral, mas um relacionamento recíproco.
O verbo amar é explicado pelo que se segue: “se entregou por ela”. O apóstolo dá um exemplo de como o marido deve dedicar-se ao bem da esposa.
Na primeira carta aos Coríntios cap. 13.4-7, o apóstolo Paulo ensina que o verdadeiro amor é paciente, bondoso, não invejoso, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
O verdadeiro amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
b. O marido não deve tratar a esposa com amargura – v. 19b
O Reverendo Hernandes Dias Lopes diz que o marido precisa ter palavras amáveis e atitudes generosas. Ele deve ser perdoador em vez de ter um arquivo vivo de lembranças doentias e reminiscências amargas.
No cap. 3.7 da primeira carta de Pedro, o texto diz: do mesmo modo vocês maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as sua orações.
Dr. John Macarthur diz que esse é o chamado para a mais elevada forma de amor, o qual é concedido de maneira abnegada.
II. O PADRÃO DE DEUS PARA O RELACIONAMENTO DOS FILHOS – 3. 20-21
1. Os filhos devem obedecer aos pais – v. 20a
No lar, o filho deve estar debaixo da autoridade dos pais em submissão obediente a eles como agentes do Senhor colocados sobre ele, e obedecer a seus pais como se estivesse obedecendo ao próprio Senhor.
2. A obediência dos filhos aos pais não é parcial, mas em tudo – v. 20a
A expressão em tudo não significa obediência cega. Quando a verdade do Senhor e as exigências dos pais entram em conflito, o filho deve obedecer a Deus.
Segundo o Dr. John Macarthur, o único limite com relação à obediência dos filhos é quando os pais exigem algo contrário à Palavra de Deus.
3. A obediência dos filhos aos pais agrada ao Senhor – v. 20b
Os filhos não devem obedecer aos pais somente quando tem vontade ou quando concorda com a decisão deles. A obediência aos pais é um princípio bíblico que agrada ao Senhor e gera recompensa aos filhos (Ef.6.1-3).
Obs. Os filhos não devem ser irritados pelos pais – v. 21
Os pais precisam ser razoáveis - e não arbitrário -, educando os filhos do mesmo modo que o Pai celeste os disciplina e ensina a eles.
Warrem Wiersbe diz que os pais que não conseguem disciplinar a si mesmos não são capazes de disciplinar os filhos. Só quando os pais se sujeitam um ao outro e ao Senhor é que podem exercer autoridade espiritual e física apropriada e equilibrada sobre os filhos.
CONCLUSÃO
Precisamos desenvolver relacionamentos saudáveis com o nosso cônjuge e com os nossos filhos.
Esses relacionamentos precisam seguir o modelo bíblico estabelecido pelo Senhor, só então, conseguiremos, no poder do Espírito Santo de Deus, construir relacionamentos saudáveis e enriquecido pela presença constante de Deus.


PR. MÁRCIO LOPES

Nenhum comentário:

Postar um comentário